sexta-feira, 17 de março de 2023

PEÇA RETRATOS DE CHUMBO É RESISTÊNCIA E TALENTO


O Grupo de Teatro João Teimoso é sinal de resistência na cena Pernambucana há 22 anos, com seus Cursos, Saraus, Ações pela Cultura e principalmente com seus Espetáculos. E a peça Retratos de Chumbo é um bom exemplo dessa resistência e talento e tem nova apresentação no dia 25 de março, nas comemorações do mês das mulheres e dentro da Mostra Rosa dos Ventres. A apresentação será no Teatro Fernando Santa Cruz, um sábado às 19 horas . Um espetáculo que emociona e resgata este lado dos "Anos de Chumbo" da nossa história. Com respeito as heroínas que lutaram contra as atrocidades da Ditadura Militar no Brasil. 

O Grupo realizou uma apresentação da peça no último dia 15 de março, também nas comemorações do mês das mulheres e para o SindMetal-PE e seus convidados. Sindicato este que é parceiro do grupo desde a estreia de Retratos de Chumbo e mostra sensibilidade e acredita na força da Cultura e hoje se juntam também outros sindicatos, que são parceiros do grupo nesta Guerrilha Cultural. 


"Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões", tem texto baseado em muita pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram estes anos sombrios de nossa história. E foi decisão do Grupo, narrar o lado das mulheres nesta luta, onde elas foram tão brutalmente torturadas e muitas vezes tão pouco citadas nos registros da época. 

E foi decisão do Grupo manter a peça em cartaz, por perceberem após a última eleição, a necessidade de conscientizar mais o nosso povo e retirar as vendas colocadas pelo último governo nos olhos de parte da população.


Falar de jogo do poder, torturas, manipulação do povo em nome da Pátria e de Deus no período de Chumbo da Ditadura Militar, é o foco central da peça "Retratos de Chumbo" com texto e encenação de Oséas Borba Neto, que mostra este período da nossa história pela ótica de personagens mulheres, que lutaram, foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.


Enquanto muitos ainda nega a existência de ter havido uma Ditadura Militar no Brasil, o Grupo de Teatro João Teimoso, que este ano completa 22 anos de luta e resolve comemorar está data com o que melhor sabe fazer, com muita arte e resistência cultural, com apresentações de sua peça Retratos de Chumbo.


O grupo que sempre se mostrou aguerrido, é um exemplo de união e nestas novas apresentações, teve a estreia de uma nova atriz no palco, a Jéssica Preta, que mostrou entrosamento com o texto e o elenco. Mas também traz a novidade de mais duas novas Atrizes que estão no apoio, mas também são Atrizes Coringa, Liizz Rosa e Cleo Lima, que somam com os talentos das já atrizes Chell Moriim e Laís Alves.


Enfim, Direção, Técnica, Elenco e Apoio, é um exemplo de profissionalismo na arte e na luta pela nossa cultura. Vida longa ao Grupo João Teimoso.


FICHA TÉCNICA:


Texto e Encenação: Osėas Borba Neto

Assistente de Encenação: Chell Moriim

Iluminação: Karine Lima

Sonoplastia e Projeção: Tales Pimenta e Lucas Lima

Assistentes de Produção: Rogério Barbosa e Jullyana Carla

Elenco: Chell Moriim, Laís Alves e Jéssica Preta

Atrizes Coringa: Liizz Rosa, Cleo Lima


SERVIÇO:


DIA: 25/MARÇO/2023

Teatro Fernando Santa Cruz 

Mercado Eufrasio Barbosa - Olinda -PE


Hora: 19h

Ingressos no Sympla

Facebook: @retratosdechumbo 

Instagram: @retratosdechumbo