segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TEATRO DO PARQUE (RE) EXISTE ACONTECE COM DIVERSÃO E ARTE


No sábado dia 27 de setembro, uma semana das eleições, foi à data escolhida pelo Movimento Teatro do Parque (RE) EXISTE. Para a realização de seu 3º Ato em prol da Reforma do Teatro do Parque, melhoria de seu entorno, e cobrar as muitas pendências na área da cultura do recife. Este Ato contou com o apoio das entidades das Artes Cênicas: SATED–PE, FETEAPE e ARTEPE, além do Projeto Guerrilha Cultural do Grupo João Teimoso.


O evento ocupou a rua do hospício no trecho em frente ao Teatro do Parque que ficou interditada das 12 ás 18 horas, onde o Som naRural se fez presente no espaço, juntando-se a artistas, poetas, músicos e a população, num momento de muita arte e poesia, mas também de muitas cobranças e reclamações pela falta de uma  politica publica de Cultura na Cidade do Recife.

A rua foi tomada pelos atores e atrizes do Grupo de Teatro João Teimoso, vestidos de palhaços, colorindo a rua, alegrando a população e os presentes na manifestação, assim como já tinha acontecido ano passado em outro movimento que acorreu em agosto, comemorando os 98 anos do Teatro. Este ano, logo no inicio do dia, eles se juntaram ao movimento Teatro do Parque (RE) EXISTE.

Abrindo as apresentações, os presentes foram brindados com um cordel feito especialmente para o evento e declamado no local pelo seu autor, o poeta e cordelistas Adelmo Vasconcelos. Vários outros artistas, poetas se apresentaram ao longo do dia, com apresentações intercaladas por falas de apoio ao movimento e criticas ai descaso com a cultura.



Roger de Renor e o seu Som naRural, foram presença constante,
bem como houve vários momentos de emoção, com os registros de apoios dos populares e artistas.


Para fechar com chave de ouro o Ato, quando estava para ser aberta a rua ao trânsito, os presentes foram brindados com a chegada do artista Aelson da Hora e seu BoiFaceiro, que registrando seu apoio ao movimento e ocupou a rua com a apresentação de seus componentes.

Ausências foram sentidas e foi percebido a inercia de grande parte
da Classe Artística, que parece, preferiu ficar em seus compromissos particulares, em vez de se fazer presente num ato público em defesa de um equipamento cultural tão importante a cidade, como é o Teatro do Parque. Mas para os que foram, sentiu-se a energia e a garra para muitos outros momentos de lutas pela nossa cultura.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ARTISTAS E POPULAÇÃO SE UNEM PELO TEATRO DO PARQUE


Em junho deste ano de 2014 um grupo de alunos de arte e artistas, começou um novo movimento pela Reforma e reabertura do Teatro do Parque. Vários Artistas e coletivos já tinham feito outras intervenções e agora em 2014 o TEATRO DO PARQUE
(RE)EXISTE  chegou com disposição para continuar esta luta e agregar novos artistas e população em geral, em prol deste Teatro que é o coração da cidade, que sempre uniu as diversas classes sociais e as mais variadas linguagens artísticas, que sempre abrigou nas suas programações quando era aberto.

O Movimento TEATRODO PARQUE (RE)EXISTE  tem feito ações diversas de intervenções em prol do teatro, não só no local, mas junto a estudantes de artes, em eventos culturais e nas reuniões do Conselho de Cultura da Cidade do Recife, tudo isso é só o começo, segundo promete a organização do evento, que prepara para o próximo dia 27 de setembro, um grande Ato Artístico Cultural, para celebrar os 99 anos do Teatro do Parque e cobrar a urgente reforma do mesmo, que tem deixado muitos recifenses órfãos de sua programação já há quatro (04) anos.

 O Teatro foi fechado em 2010 na gestão do então prefeito e hoje candidato a Deputado Federal João da Costa e continua fechado na atual gestão do Prefeito Geraldo Júlio, o que só tem contribuído para sua deterioração. Recentemente a gestão abriu licitação e já tem aprovada uma empresa para iniciar as obras, mas que o que mais desagrada à classe é que além dos anos que já está fechado, a previsão é só ficar pronta em final de 2016, ou seja, o Teatro do Parque ficará FECHADO em seu centenário que será comemorado em 24 de agosto de 2015.

O movimento quer o valor da reforma garantido e seu andamento o
mais rápido possível, também uma revitalização do entorno ao teatro, bem como respeito à cultura e aos artistas, com o cumprimento de uma série de pendências nos vários setores artísticos, que assim como o Teatro, se estendem desde a gestão passada. 
Enfim, o Ato do dia 27 de setembro será um evento de amor ao Teatro do Parque, mas também a nossa cultura, unindo e usuário da cultura até os mais 
diversos artistas e grupos culturais, com apresentações artísticas e oficinas, fechando das 10 da manhã ás 17 horas o trecho da Rua do Hospício em frente ao Teatro, até a esquina com a Rua da Imperatriz.

 Venha você também e se junte a esta causa, para a reabertura deste ícone tão importante para nossa cidade! REFORMA JÁ








SERVIÇO:

Dia: 27 de Setembro de 2014
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Rua do Hospício (do Teatro do Parque a Esquina com a Rua da imperatriz)

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"O DIÁRIO DE GENET" CHEGA AO RECIFE


O Público de Recife terá uma oportunidade única de assistir “O DIÁRIO DE GENET” da ATeliê voadOR COMPANHIA DE TEATRO de Salvador, Bahia, que terá uma única apresentação na próxima segunda-feira dia 11 de agosto, no Teatro Capiba do SESC de
Casa Amarela, com entrada gratuita e apresentação às 20 horas.




O DIÁRIO DE GENET" – escreve a cartografia contemporânea dos intercâmbios entre grupos de teatro do Nordeste”, projeto proposto pela ATeliê
voadOR COMPANHIA DE TEATRO de Salvador,
Bahia, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro/2013 – FUNARTE, trata da circulação do espetáculo “O diário de Genet” por todas as capitais nordestinas e mais duas cidades de importância
cultural (Campina Grande/PB e Parnaíba/PI). Além da circulação, o projeto ainda fará a pesquisa e posterior divulgação das ações culturais nos 9 estados do Nordeste que promovam Encontros, Mostras ou Festivais de Teatro de Grupo e, ainda, uma Oficina de intercâmbio em que o ator Duda Woyda propõe a desconstrução do corpo hegemônico e proposição de um corpo sem órgãos, que aqui no Recife vai acontecer no Espaço Cultural João Teimoso com alunos de teatro e dança além de atores.

A peça O DIÁRIO DE GENET é um mergulho no pensamento político do escritor francês Jean Genet. Numa encenação performativa, esse “diário”, escrito a partir de um texto não linear, apresenta o mundo marginal, inconstante, perigoso, vagabundo e sedutor do filho de uma prostituta e que viveu a juventude em reformatórios e prisões. Tudo em cena é experenciado com o vigor de dois corpos em intenso pas de deux que o tempo todo positivam os sujeitos e as práticas abjetas, deslocam o centro como o lugar privilegiado e desejado e destacam a marginalidade como estratégia identitária e política.

Serviço:

Cidade – Recife-PE

Dia  - 11/08/2014

Local – Teatro Capiba (SESC Casa Amarela)

Horário – 20 horas

Ingressos – GRATUITO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CURSO DE TEATRO NO RECIFE


Fazer teatro é divertido e emocionante, mas tem suas dificuldades. Uma delas é controlar a ansiedade e o nervosismo na hora de apresentar, sem sentir medo de esquecer o texto ou travar na hora de demonstrar emoções. É praticando o autocontrole que os estudantes aprendem a ter confiança em si e conseguem aplicá-la em outras áreas da vida, inclusive nos estudos.

ESPAÇO CULTURAL JOÃO TEIMOSO e a AGÊNCIA DE

TALENTOS DE PERNAMBUCO, ambos ligados ao Grupo João Teimoso, grupo este, com mais de 13 anos de atuação no estado de Pernambuco, responsável pela formação de mais de 1.700 alunos no seu curso de teatro e depois de mais de 55 turmas deste mesmo Curso, sendo mais de 45 só no Espaço Cultural João Teimoso, que funciona há quase 11 anos no mesmo local, sempre com no mínimo 04 turmas de Teatro por ano.

O Espaço abre mais uma turma do CURSO de TEATROque vai
iniciar as aulas em 09 de agosto de 2014. O Curso do João Teimoso é um dos cursos mais procurados do estado de Pernambuco, com um trabalho sério e de valorização do teatro, contando com o apoio do SATED-PE. Devido a grande procura, antecipa suas inscrições para a nova turma da tarde, aos sábados das 16 ás 19 h, que já está com inscrições abertas até terminarem as vagas.
 
CURSO DE TEATRO é ministrado pelo ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural Oséas Borba Neto, profissional sério com mais de
33 anos de teatro, responsável pela fundação do Grupo João Teimoso, grupo este já com mais de 13 anos e criado depois de um de seus cursos, no inicio de 2001. Também foi o representante nacional do Teatro no Conselho Nacional de Politica Cultural do MinC, bem como Conselheiro em dois mandatos do Conselho Municipal de Politica Cultural do Recife e hoje, é membro do Colegiado Nacional de Teatro.

O Curso destina-se a jovens e adultos iniciantes como atores e atrizes, ou para modelos que pretendem aprender a arte da interpretação, promotoras e profissionais liberais, ou simplesmente, para pessoas que desejam se soltar em público e conhecerem um pouco mais sobre Teatro.

Durante o curso os alunos toda semana farão exercícios de criação do personagem, sempre de uma semana para outra. No programa terá ainda, histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnica vocal, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros. Os alunos receberão material didático entre apostilas, fichas e textos tudo já incluso no valor da mensalidade, bem como farão 03 provas escritas ao longo do curso em cima do material teórico. Ao Final haverá uma prova pública e certificado.

Atualmente o mercado sente falta de profissionais que tenham mais do que habilidades técnicas. Profissionais que saibam como se comunicar, como expressar e vender ideias, como trabalhar em equipe, como se relacionar com as pessoas e com isso, como aplicar de forma eficaz e estratégica todo o conhecimento técnico que tem.

Já está mais que comprovado que o curso de teatro ajuda a
desenvolver o potencial de comunicação e é grande aliado na eliminação da timidez. De maneira saudável e criativa, leva a encontro com o mundo da imaginação onde se descobrem emoções e maneira de se lidar com elas. A linguagem da arte cênica está muito além de somente interpretar, pois todos interpretam o tempo todo na vida.


Principais benefícios de se fazer aulas de teatro:
•  Desenvolve a criatividade, inclusive para escrever.
•  Melhora desempenho escolar e profissional
•  Aumenta autoestima
•   Melhora a postura e a desenvoltura em público.
•  Desenvolve consciência corporal e coordenação motora
•   Reduz a timidez.
•   Estimula o convívio em grupo e o trabalho em equipe.
•   Melhora a memória, organização, raciocínio e disciplina.
•   Permite uma visão  e compreensão de mundo voltada a realidades diferentes e permite reflexões sobre questões sociais e psicológicas.
• Faz com que a pessoa se conheça mais
•   Aumenta a sensibilidade e a percepção do outro.
•   Incentiva a leitura e a busca por novas formas de texto.

Hoje o grupo João Teimoso detém números respeitáveis no meio das artes cênicas: Há mais de dez anos tem no mínimo quatro turmas
por ano do curso de teatro, por onde já passaram mais de 1.700 (mil e seiscentos) alunos, onde muitos atores hoje já fizeram parte destes; É o grupo de teatro com espaço há mais tempo, com sua sede no Espaço Cultural João Teimoso com quase 11 anos e por último desenvolve o projeto Sarau das Artes há mais de quatro anos, tendo realizado mais de cem saraus, sempre a cada 15 dias um novo, com uma nova programação. Tudo isso fruto de um trabalho sério e responsável do grupo, que em breve lançará um projeto de um palco móvel inédito, para levar o Sarau e seus espetáculos a um público cada vez maior e também ensaia uma montagem sobre FREUD.
 
 Serviço:

INSCRIÇÕES ABERTAS – NÃO PERCA TEMPO E GARANTA SUA VAGA!!!

INICIO DAS AULAS 09/08/2014
 
DURAÇÃO: 06 meses
 
AULAS: aos sábados das 16 ás 19 hs
 
VALOR: R$ 110,00 (mensal)
 
LOCAL: Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 04 (próx. ao antigo VEM da EMTU e a praça Maciel Pinheiro) no bairro da Boa Vista, RECIFE-PE

INFORMAÇÕES: (81)4141-5125 ou 8897-1513


APOIO:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

CADÊ AS AÇÕES DE CULTURA DO RECIFE?


Estamos vivendo momentos críticos aos artistas que fazem Cultura no Recife, é preciso a classe se unir, esquecer seus interesses pessoais e cobrar, uma situação que começou a se agravar com a gestão passada e com a mudança do prefeito e de partido, continuou nesta gestão.

Teatro do Parque foi fechado no terceiro ano da gestão passada, em 2010 e continua fechado, onde a situação só fez se agravar, com o
prédio se deteriorando fechado e sem manutenção. Em 2015 o Teatro fará 100 anos e pelo andar da carruagem, este aniversário será comemorado com ele Fechado.


A revista Arrecifes se arrasta sem solução para sua publicação, o conselho que terminou o mandato em 2012, tinha desde 2010 dois números prontos e não foi publicada, a espera da verba da gestão e ainda hoje não saiu.

O prêmio literário que houve a última seleção em 2011, referente ao ano anterior, não foi lançado mais, com um déficit de 04 anos sem edital de 2011-2014.

O Conselho de Cultura tem uma premiação chamada Construtores da Cultura, que elege personalidades físicas e jurídicas, que se destacam na cultura do Recife, a gestão anterior do Conselho, elegeu em 2011 as personalidades de 2009 e 2010, mas os troféus não foram entregues até hoje.

O Centro Apolo- Hermilo que é um centro formador, composto pelos Teatros Apolo e Hermilo Borba Filho, já tinham poucas ações formativas e hoje e que não vemos mais, inclusive o projeto Um Solo No Outro não foi lançado.

Também existe a falta do Fomento as Artes Cênicas e o SIC – Sistema de Incentivo a Cultura em 2012 chegou a ser formada a comissão de seleção, escolhido os projetos, mas não foi publicado no Diário Oficial e no ano seguinte for cancelado, não tendo edital aberto nem em 2013 e este ano nada também.

Várias outras áreas tem suas queixas e o que vemos é uma política
de eventos, mas nós artistas merecemos mais respeito, principalmente numa cidade com uma tradição cultural forte como é o Recife.


Ano eleitoral e muitos vão jogar a culpa de um lado para outro, mas todos estes problemas foram de duas gestões de partidos atualmente rivais. Independente de quem esteja no poder, é preciso fortalecer nossa cultura e os artistas como um todo, a ARTE não é partidária, a ARTE é constante e transformadora.

NOSSA ARTE É A NOSSA ARMA!

FICA A DICA!!! 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SOCIEDADE INTELIGENTE? ABAIXO OS RÓTULOS!




Oi você ai, qual é a sua? 


Qual sua ideologia? 


Quais seus dogmas? 


Em que você acredita?


É..., a vida poderia ser bem mais fácil! Mas não é... Então para de olhar para os lados e querer buscar resposta para tudo - Vai viver!


Numa sociedade de consumo, as pessoas rotulam umas as outras, com a mesma facilidade que etiquetam um objeto ou mercadoria. Rotulam, julgam e descartam o outro, sem ao menos o conhecerem.


Fui julgado sim, mas olhem ao lado e verão que vocês também o foram, ou ainda estão sendo. Muitas vezes condenados, por pessoas que nada tem haver com nossas vidas.


Esquecemos de olhar dentro de nós mesmos, esquecendo que se tivermos que julgar algo, que julguemos a nós. Já é muito difícil viver numa sociedade hipócrita, preconceituosa e falsa, onde o que é mostrado são pseudo verdades e é por debaixo dos panos, onde a realidade se mostra e as máscaras caem, então, para que julgar? Vamos viver que já é algo bem difícil.



Vivemos num mundo globalizado e dito racional, mas onde algumas pessoas continuam a se utilizarem de signos e rótulos para se expressarem como classe oprimida ou opressora.


A generalização e uso de tais símbolos é sempre burra, em se tratando de seres humanos. Como podemos defender a causa das minorias oprimidas, quando nós mesmos discriminamos as dissidências das ditas classes dominantes que tentam se unir aos oprimidos em suas causas? Como podemos buscar uma sociedade igualitária, usando de radicalismos, julgando e rotulando, devolvendo as mesmas discriminações sofridas?


Todo radicalismo é burro e normalmente se prende a argumentos e imagens simbólicas ultrapassadas ou irreais, frutos de mentes doentias.

Será que nem as pessoas que sofreram preconceitos não conseguem entender que:

É burrice achar que todo Homem é Machista!

É burrice achar que todo branco é Racista!

É burrice achar que todo Hetero é homofóbico!


Não se muda as pessoas e a sociedade, devolvendo a intolerância sofrida e cometendo os mesmos erros que já nos foram impetrados. Mudaremos sim, sendo diferente! E viva estas diferenças, porque como tudo seria sem graça se todos fossem iguais.


RESPEITO SIM, PRECONCEITO NÃO SEJA SE QUE LADO FOR!

Por: Oséas Borba Neto 
Ator, Diretor e Produtor

segunda-feira, 21 de abril de 2014

ARTE E RESISTÊNCIA TEM UM NOME: GRUPO JOÃO TEIMOSO




Quem poderia imaginar que jovens alunos da rede pública de ensino e moradores de comunidades de baixa renda, poderiam montar uma empresa cultural após um curso de teatro?

Quem nunca viu aquele boneco de criança, que todos tentam derrubar e nunca conseguem? Que também é chamado de João Bobo ou Sempre-em-Pé. Este boneco foi fonte de inspiração para este grupo, que enfrentou muitas dificuldades desde a época de sua fundação, em 22 de abril de 2001.

Direto do bairro do Pina, num curso de teatro com jovens da periferia, começou a crescer a vontade latente em todos, para formarem um grupo permanente e continuar um trabalho sério com o teatro. Mas só quem acreditava nesta possibilidade concretamente eram alguns poucos componentes.  Foi o amor à arte e ao Teatro, que fez ser fundado o Grupo de Teatro João Teimoso. 

Inicialmente o grupo foi formado por ex-alunos do ator, diretor e produtor Oséas Borba Neto, em seu curso que ministrava no projeto do espaço Cultural ArteViva no Pina. Muitas dificuldades e muitos obstáculos impostos marcaram seu início, dai veio o nome João Teimoso, onde além de no inicio não terem condições nem de comprar uma peça figurino, a maioria das pessoas não acreditavam que este grupo fosse vingar e muitas portas se fecharam.

Nos primeiros anos no seio do bairro onde nasceu o grupo enfrentou dificuldades de não ter onde se reunir, de ser expulso de onde começou a ensaiar, porque religiosos não queria um grupo de teatro lá. Foi dar aula em uma escola pública em troca de um local para ensaio, mas mesmo nas aulas, a sala era cedida tão suja, que obrigava o grupo a chegar 2 horas antes para limpar e lavar a sala, deixando-a em condições de uso. Mas ai, foi quando o dono do Bar Kibe lanches, ofereceu os fundos do bar que estava desativado, para este grupo ter onde realizar seus ensaios e neste local o grupo montou suas primeiras duas montagens, com o espetáculo “Bordel Pátria Amada”. Ainda no período do Pina em 2003, o grupo fez o chamado “livro
de ouro” e pedágio nos sinais, na tentativa de conseguirem verba para sua terceira montagem e a primeira num teatro, foi com este esforço que começaram a pagar as despesas de figurino e cenários.

O Grupo tem feito jus ao seu nome e apesar das dificuldades, tem sempre semantido em pé e escrito seu nome no cenário cultural das artes cênicas em Pernambuco. E mesmo antes de se falar em economia criativa, o João teimoso já tinha este foco, que foi o q os norteou quando resolveram alugar uma sede em janeiro de 2004, que dai surgiu o Espaço Cultural João Teimoso, no bairro da Boa Vista, para ser a sede de seu grupo de teatro e espaço de cursos e debates culturais em diversas áreas artísticas. 

Nos primeiros anos com sede, o grupo ajudou alguns grupos, buscou aproximação com a classe em encontros com politicas culturais, mas ai também começou a surgir às primeiras oposições mascaradas pelo anonimato, onde até envios de faz anônimos para as entidades com intuito de desestabilizar o grupo aconteceu, mas para estas pessoas o tiro saiu pela culatra e o grupo João Teimoso se aproximou mais das entidades. 

Mesmo o Grupo João Teimoso sendo um grupo de teatro, desde o inicio de sua
sede, sempre diversificou seus cursos com aulas de dança, violão, modelo, além das de teatro e a empresa em 2005, começou a Agência de Talentos de Pernambuco, para complementar as ações do João Teimoso e preencher uma lacuna no mercado de uma agência que atendesse de modelos, a promotoras e todas as categorias artísticas, um grande passo no mercado profissional da região. Ainda neste ano começaram os projetos em dança e no ano seguinte surgiu a Cia de Danças João Teimoso com seus núcleos em 2006.

Hoje os opositores, preferem defender a ideia e postura de ignorar o grupo, como se não fosse um trabalho importante, mas isso não preocupa o João Teimoso, no qual as adversidades hoje só contribuem para fortalecer o grupo e seus componentes, que com seriedade, teimosia, talento e persistência, vão traçando seus rumos e ocupando seu lugar na cena pernambucana. 

Há mais de cinco anos atrás, em 2009, o Grupo João Teimoso começou o ano lançando seu projeto Guerrilha Cultural e em outubro começou o Sarau das Artes, evento quinzenal, como uma forma de difusão, formação de plateia e de resistência cultural, no Bar Kibe Lanches no Pina
 
Nestes anos o grupo João Teimoso, tem sido presença marcante na Política Cultural, não só do Recife, mas também do estado e do País, participando de discussões a nível nacional e tendo presença na elaboração dos Plano Municipal de Cultura do Recife e no Plano Nacional de Cultura. Além de ter representantes em todas as cinco Conferencias Municipal nas duas Estaduais e nas duas Nacionais de Cultura. E luta contra as irregularidades da cultura em todos os níveis, sem medo de se expor e defenderem o que acreditam, mesmo que para isso tenham que bater contra gestões públicas.

Atualmente o grupo de teatro se prepara para lançar um projeto itinerante, com um palco móvel inédito, para levar o Sarau e seus espetáculos a um público cada vez maior. Esta em fase de estudo e preparação para montar “FREUD – Do Inconsciente a Realidade” seu novo espetáculo. 

Hoje detém números respeitáveis no meio das artes cênicas: Há mais de dez anos tem no mínimo quatro turmas por ano do curso de teatro, por onde já passaram mais de 1.600 (mil e seiscentos) alunos, onde muitos atores hoje já fizeram parte destes; É o grupo de teatro com espaço há mais tempo, com sua sede o Espaço Cultural João Teimoso com quase 11 anos e por último desenvolve o projeto Sarau das Artes há mais de quatro anos, tendo realizado mais de cem saraus, sempre a cada 15 dias um novo, com uma nova programação. Tudo isso fruto de um trabalho sério e responsável do grupo.

LINKS:



FACEBOOK: