quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EMENDA E PEC150 NA PAUTA DO COLEGIADO DE TEATRO


Nos dias 21 e 22 de agosto, o Colegiado Setorial de Teatro, ligado ao Conselho Nacional de Politica Cultural – CNPC esteve reunido em Brasília, em sua segunda reunião ordinária deste ano. O colegiado se originou das antigas Câmaras Setoriais, criadas em 2005 e é um colegiado da sociedade civil eleito com mandato de dois anos. Os membros da sociedade civil são 15, sendo 03 (três) de cada região e respeitando os seguimentos de produção, pesquisa, formação e difusão.

Nesta reunião além de tratarem da Conferência Nacional de Cultura, das metas de seu Plano Setorial entre outros assuntos, os membros do colegiado foram a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, comissão esta que em 2005 as então Câmaras setoriais conseguiram uma emenda para o teatro e a dança, para seus prêmios Myriam Munis e Klaus Viana. Neste ano, o Colegiado que já tinha feito o primeiro contato com a Comissão em Julho, no último dia 21 de agosto, os membros do Colegiado Setorial de Teatro, com uma representante do fórum Nacional da Dança, foram recebidos pelo presidente da Comissão senador Cyro Miranda e pelo secretário Júlio Linhares, O Senador recebeu do grupo o pedido formal de uma emenda de 500 milhões, desta vez para o Teatro, Dança e Circo, para os prêmios Myriam Muniz, Klaus Viana e Carequinha respectivamente, além de apoio a PEC 150 que se encontra parada no plenário na Câmara, esperando vontade politica para ser votada.


Ao saírem da comissão, o grupo se separou para contatar os senadores da comissão e agora os membros dos três colegiados, tem a tarefa de sensibilizar os demais Senadores da comissão, para apoiarem e aderirem à emenda que é de suma importância para as três linguagens a nível nacional. Além de reforçar a nível nacional a campanha pela PEC150/2003, para conseguir que seja votada e aprovada na Câmara e siga para o Senado.
Ainda resta muita luta pela frente!!!

ASSINEM A PETIÇÃO PÚBLICA PELA PEC 150/2003 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

UM GRITO DA ARTE PELA ARTE NO #OcuParque


O Teatro do parque que tantos espetáculos e shows, presenciou em seu interior em seus 98 anos, neste último sábado dia 24 de agosto de 2013, dia de seu aniversário, viu a arte acontecer na rua a sua frente, já que o mesmo encontra-se fechado há mais de 3 anos, devido ao descaso de nosso poder público.

Das 14 horas inicio do evento ás 20 horas quando terminou as últimas performances e exibição cinematográfica. Vimos várias “Tribos” dos usuários da cultura e artistas, que não tiveram medo de mostrarem a cara e protestarem, mesmo quando a policia militar e guarda municipal, fotografava os integrantes com um tom de intimidação. Mas o Tom que predominou foi o das artes, onde cada artista presente fez questão de deixar seu recado e sua assinatura, neste grito e ecoou com a irreverencia que só eles sabem fazer, dando um colorido próprio ao #OcuParque, movimento criado com a união de várias pessoas e coletivos artísticos e sociais.

A Prefeitura um dia antes do evento anunciou o inicio do projeto de reforma, noticia que já ouvimos outras vezes e nunca se concretizou, mas desta vez estamos unidos e cobrando, prontos para novamente intervirmos.


Realmente para muitos artistas presentes, ficou um sabor amargo da ausência de muitos, que na hora de disputar as pautas, sabem gritar e estarem presentes. Que no Funcultura enche de projetos todo edital, além muitas vezes, também encher os corredores e gabinetes de nossas gestões de cultura nos três níveis. Mas também para os presentes o que contou foi a qualidade e diversidade dos presentes, ficando para aqueles que só olham para seus próprios umbigos, a certeza de que a arte luta, com ou sem a participação destes, mas também com a certeza de que se juntem ao movimento e saiam do comodismo e tragam sua arte as ruas.

Um sábado que para alguns que estiveram só no inicio foi fraco, mas para aqueles que estiveram presentes desde o inicio até o fim, viu a rua do Hospício renascer e se colorir, virar poesia pura, onde crianças e adultos reaprenderam a sorrir e se divertir com as artes, como nos grandes eventos que o teatro do Parque já protagonizou e a certeza de que, a cada dia este movimento ganhará mais corpo e de que nos próximos períodos eleitoras, ficaremos bem
mais atentos as propostas para nossa cultura.


Vamos em frente, saiamos de nossa zona de conforto e vamos usar nossa arte como uma arma de conscientização e de mobilização, por mais respeito à arte e a nossa cultura, em nossa cidade e estado. E que nossos governantes entendam de uma vez por toda, podemos ser parceiros quando chamados, mas também sabemos fazer muito barulho, quando somos desrespeitados. Arte e Cultura em Primeiro Lugar e Reforma do Teatro do Parque, Já!


Oséas Borba Neto
Grupo João Teimoso
Agênc


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FOI ASSIM. É ASSIM




Poesia no Sarau das Artes. Oséas curador, ator, profeta e sonhador.
Um espaço perto do mar com simplicidade de chão se fazendo tablado,
com alma de teatro sem alabastro.


Cortinas que se abrem, palavras que se ofertam.

Música. Silêncio. Penumbra. Olhares. Emoção em sangria.
Na mais libertária palavra ou resignado poema triste ou feliz apaixonado.
Um palhaço magro como a fome mas repleto de magia com sua

partner que não fazia nada, como eu, pelo palhaço encantada.
Enquanto a moça que canta , sonha estar em Hollywood , um outro poeta, atitude inquieta, Molière em sua alma, avarento 
a buscar moedas.
Declamaram os homens presos na ditadura ,hoje livres libertando palavras,
poetas cujas bocas não se colocam mordaças, jamais se calam.
Declamei os versos que mais amo naquele lugar que me encantou.
E em noites de saraus, neste Pina, nesta Recife, é pra lá que eu vou.


Que venham as noites que amo porque sou poeta coruja.
Obrigada Marcelo Mario de Melo pelo convite. Bjs no coração Chico... Francisco De Assis Barreto Rocha Filho foi bom te rever, te abraçar e te ouvir.
A todos os artistas que fizeram a noite mais bela meus parabéns por fazerem parte dos que acreditam que é possível e o mundo é melhor com cultura.






AuzehFreitas
Poeta Pernambucana

Com orgulho ser Pesqueira.
MovimentoPoetas Del Mundo.
CorujaodaPoesia Universo da Leitura
Soc. dos Poetas Vivos e Afins do RN-Natal.
Recife, 4/8/13
Imensamente e sempre encantada com a palavra...POESIA.