Enquanto o governo federal nega a existência de ter havido uma Ditadura Militar no Brasil, o Grupo de Teatro João Teimoso, que este ano completa 21 anos de resistência e recebeu recentemente, votos de aplausos da Câmara Municipal do Recife e da Assembléia Legislativa de Pernambuco pela sua trajetória.resolve comemorar está data com o que melhor sabe fazer, com muita arte e resistência cultural.
Nestes mês de março/2022 o João Teimoso vem com 03 (três) apresentações da sua peça Retratos de Chumbo, sendo duas no Teatro Barreto Junior e uma no Teatro do Parque. O espetáculo que emociona e resgata este lado dos "Anos de Chumbo" da nossa história. Com respeito as heroínas que lutaram contra as atrocidades da Ditadura Militar no Brasil. E desta vez, o Grupo vem com o projeto: "O Teatro como consciência política", onde os apoios financeiros que receber, vai transformar em convites para pessoas de baixa renda, de comunidades da periferia e estudantes destas localidades da rede pública.
"Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões", tem texto baseado em muita pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram estes anos sombrios de nossa história. E foi decisão do Grupo, narrar o lado das mulheres nesta luta, onde elas foram tão brutalmente torturadas e muitas vezes tão pouco citadas nos registros da época.
Falar de jogo do poder, torturas, manipulação do povo em nome da Pátria e de Deus no período de Chumbo da Ditadura Militar, é o foco central da peça "Retratos de Chumbo" com texto e encenação de Oséas Borba Neto, que mostra este período da nossa história pela ótica de personagens mulheres, que lutaram, foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.
A peça trás uma homenagem a Dona Elzita Santa Cruz, mãe do desaparecido político Fernando Santa Cruz.
FICHA TÉCNICA:
Texto e Encenação: Osėas Borba Neto
Assistente de Encenação: Chell Moriim
Iluminação: Karine Lima
Sonoplastia: Tales Pimenta e Lucas Lima
Assistentes de Produção: Rogério Barbosa e João Vasconcelos
Elenco: Chell Moriim, Laís Alves e Camila Cavalcanti
Atrizes Coringa: Joana Botelho, Jullyana Carla, Barbara T, Gy Feitoza, Carla Gabriela Lago e Brenda Bertoldo.
Fotos: Rafaella Gomes
SERVIÇO:
DIAS: 05 e 19/MARÇO/2022 no Teatro Barreto Junior
e 25/MARÇO/2022 no Teatro do Parque
Hora: 20h
INGRESSOS:
Inteira: R$ 40,00
Meia:. R$ 20,00
Local: Teatro Barreto Junior
Rua Jeremias Bastos s/n, Pina
Teatro do Parque
Rua do Hospício, 81 ,Boa Vista
Facebook: @retratosdechumbo
Instagram: @retratosdechumbo