Um grupo que surgiu na periferia e veio para ficar. E hoje é um dos grupos de teatro de maior representatividade no estado, bem como uma fábrica de talentos e produtora cultural em constante ebulição. Além de forte atuação na política cultural nos três níveis de governo e inicia 2022 cheio de projetos, com grandes atividades. Este é o espírito do Grupo João Teimoso.
Há 21 anos atrás, no dia 22 de Abril de 2001, depois de um curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Osėas Borba Neto no Espaço ArteViva no antigo CSU do Pina, surgiu o Grupo de Teatro João Teimoso, inspirado naquele brinquedo de criança que todos tentam derrubar, mas ele fica sempre em pé. E ao logo dos anos, este grupo que surgiu na periferia, inicialmente formado por jovens de baixa renda, tem feito jus ao seu nome na sua trajetória de luta.
MUITAS PORTAS SE FECHARAM E MUITOS OBSTÁCULOS VENCIDOS
Os primeiros obstáculos enfrentados pelo grupo foi a falta de espaço para ensaios, passou pelo Bode no Pina e de lá foi tirado por um grupo religioso, depois foi dar aulas de teatro na Escola Assis Chateaubriand na Brasília Teimosa, em troca de uma sala para ensaiar, até que o dono do Bar Kibe Lanches, o Barão como ele era conhecido, ofereceu seu espaço nos fundos do estabelecimento, para o grupo desenvolver seus trabalhos, era um espaço muito usado nos anos 80 e 90, chamado Recanto dos Artistas.
No início o Kibe passou a ser a base do grupo, que mesmo com o bar fechado, ensaiava para seu novo espetáculo, a peça "Bordel Pátria Amada" com texto e direção de Osėas. A peça realizou três temporadas de 3 meses cada, no primeiro e segundo semestre de 2002 no palco do Recanto dos Artistas e uma terceira temporada no segundo semestre de 2003, no Teatro Maurício de Nassau no Bairro do Recife.
NOVA SEDE E NOVOS DESAFIOS
Em janeiro de 2004, o Grupo com sua garra e determinação, funda o Espaço Cultural João Teimoso, na Rua do Aragão no bairro da Boa Vista, sua nova sede. Local não só para seus ensaios, mas para seus cursos de formação e novos projetos.
No espaço teve leituras dramatizadas, experimentos e oficinas de Teatro, Dança Popular, Dança de Salão, Jazz, Dança do Ventre, Violão e Manequim/Modelo. Foi de toda está diversidade que em 2005 foi fundada a Agência de Talentos de Pernambuco, para agenciar modelos/manequins, Atores, Bailarinos, Promotores e Artistas em geral. Mas também foi criada a Cia de Danças João Teimoso, com quatro núcleos.
Ainda em 2005 o Grupo realizou no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, uma pesquisa de opinião, para conhecer o perfil do público que costumava ir ao Teatro e também neste ano, o grupo ajudou a eleger Osėas como representante de Pernambuco na Câmara Setorial de Teatro Nacional, que no ano seguinte, este foi eleito Representante Nacional do Teatro no Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC.
PARTICIPAÇÃO POLITICA CULTURAL DO GRUPO
DE 2003 a 2010 o Grupo João Teimoso participou elegendo delegados no Fórum Temático de Cultura do OP - Recife, Elegeu em 2007 dois titulares e um suplente para o Conselho Municipal de Política Cultural do Recife e na eleição do mandato seguinte em 2010 elegeu um titular e um suplente.
Em Janeiro de 2009 o Grupo fundou o Movimento Guerrilha Cultural, com um projeto de lutar pela cultura e de parcerias na área das artes.
Em 2010 começou a luta pela reabertura do Teatro do Parque, com várias ações, inclusive com pedido de tombamento do Teatro e denuncia no MPPE.
Em 2012 elegeu 5 representantes do Grupo para representar Pernambuco na Eleição Setorial de Teatro Nacional e em Brasília, novamente Osėas foi eleito Representante e em 2014 este se elegeu novamente para o CNPC.
Em 2017 o Grupo elegeu 2 representantes para a Comissão Setorial de Teatro do CEPC e em 2020 comemorou a reabertura do Teatro do Parque.
O Grupo teve representantes em todas as conferências Nacionais, Estaduais (PE) e Municipais (Recife) de Cultura.
SARAU DAS ARTES - UM ENCONTRO DE GUERRILHA CULTURAL
Em Agosto de 2009, surgiu o Sarau das Artes, dentro do Movimento Guerrilha Cultural, com o intuito de difusão da arte e troca de experiências, nos fundos do Bar Kibe Lanches, no Recanto dos Artistas, no Pina.
O Sarau começou devagar com o a participação de todos os atores e atrizes do Grupo João Teimoso e de seus alunos, exercitando suas arte no palco.
Aos poucos novos artistas foram chegando e outras áreas da arte chegaram para somar. De 2013 a 2018, o Sarau fez parte da programação do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos onde se consolidou.
Em 2017 foi criado o Circuito Pernambucano de Saraus, que hoje além do Sarau das Artes, fazem parte também o Sarau da Gente de Jaboatão e a Casa das Mulheres Cordelista de Petrolina, união que visa fortalecer as iniciativas e somar forças na luta cultural.
Nestes anos, o Sarau passou pela Rua do Hospício na Boa Vista, teve edições no Centro Cultural dos Correios, no Teatro Apolo, Torre Malakoff, Rua da Guia e Burburinho Bar. Durante a pandemia teve edições virtuais no seu canal do YouTube e ganhou o Prêmio de Festivais da Lei Aldir Blanc PE, ajudando muitos artistas com cachês dentro das apresentações do prêmio. Hoje é um dos maiores eventos em números de edições e apresentações do Estado.
NOVOS PROJETOS E CONTINUAÇÃO DO TRABALHO
Neste ano de 2022 o Grupo continua com o seu Espetáculo "Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões", que fez sua estreia em 2019, parou no início da pandemia e retornou em setembro do ano passado. O Sarau das Artes volta a ser presencial e em agosto vai ganhar uma publicação em homenagem aos 13 anos do evento. O Grupo ainda corre atrás de voltar a ter um novo Espaço Cultural, reativar a Agência de Talentos e a Cia de Danças, além de iniciar um projeto de um livro sobre a história de seus 21 anos. No Teatro pretende montar também uma adaptação de "O Pequeno Príncipe". Será um ano de muitas lutas e esperamos de muitas conquistas. Vida longa ao Grupo João Teimoso!!!
Hoje fazem parte deste grupo guerreiro: Osėas Borba Neto, Chell Moriim, Rogério Barbosa, Tales Pimenta, João Vasconcelos, Laís Alves, Joana Botelho, Barbara T, Karine Lima, Carla Gabriela Lago, Lucas Lima, Camila Cavalcanti, Jullyana Carla, Brenda Bertoldo e Gy Feitoza