Pensaram que tinha terminado? Não, o Grupo de Teatro João Teimoso é exemplo de resistência e volta com mais uma apresentação de seu espetáculo "RETRATOS DE CHUMBO, As Rosas que Enfrentaram os Canhões"
Com o lema ‘’Do Direito a ter Direitos’’, a Prefeitura do Recife deu início à 8ª Jornada de Direitos Humanos no Recife. Evento visa promover a consciência cidadã, o respeito e o compromisso da população a respeito da efetivação dos direitos humanos. As ações seguem até o dia 10 de dezembro, quando se celebram os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O evento é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas em parceria com diversas Secretarias municipais, o governo estadual e várias entidades da sociedade civil.
E dentro desta programação da Jornada, nesta quinta feira dia 2 de dezembro, no Teatro Barreto Júnior, acontecerá a peça teatral “Retratos de Chumbo – As rosas que enfrentaram os canhões”, do Grupo de Teatro João Teimoso. O espetáculo retrata histórias de mulheres que lutaram, foram perseguidas, torturadas e mortas no período da ditadura militar no Brasil, levando a plateia a uma reflexão sobre a experiência de um país sob o regime ditatorial e a importância da defesa da democracia.
Enquanto o governo federal nega a existência de ter havido uma Ditadura Militar no Brasil, a programação do evento traz um espetáculo que emociona e resgata o lado dos "Anos de Chumbo" da nossa história. Com respeito as heroínas que lutaram contra as atrocidades da Ditadura Militar no Brasil.
"Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões", tem texto baseado em muita pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram estes anos sombrios de nossa história. E foi decisão do Grupo, narrar o lado das mulheres nesta luta, onde elas foram tão brutalmente torturadas e muitas vezes tão pouco citadas nos registros da época.
Falar de jogo do poder, torturas, manipulação do povo em nome da Pátria e de Deus no período de Chumbo da Ditadura Militar, é o foco central da peça "Retratos de Chumbo" com texto e encenação de Oséas Borba Neto, que mostra este período da nossa história pela ótica de personagens mulheres, que lutaram, foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.
A peça trás uma homenagem a Dona Elzita Santa Cruz, mãe do desaparecido político Fernando Santa Cruz.
FICHA TÉCNICA:
Texto e Encenação: Osėas Borba Neto
Assistente de Encenação: Chell Moriim
Iluminação: Karine Lima
Sonoplastia: Tales Pimenta e Lucas Lima
Assistentes de Produção: Rogério Barbosa e João Vasconcelos
Elenco: Chell Moriim, Laís Alves e Camila Cavalcanti
Atrizes Coringa: Joana Botelho, Jullyana Carla, Barbara T, Gy Feitoza e Carla Gabriela Lago
Fotos: Rafaella Gomes
SERVIÇO:
DIAS: 02/Dezembro/2021
Hora: 19h
Local: Teatro Barreto Junior
Rua Jeremias Bastos s/n, Pina
Facebook: @retratosdechumbo
Instagram: @retratosdechumbo